Representantes dos clubes do Distrito 4652 reúnem-se com secretários municipais para traçar ações para campanha de vacinação

Vários clubes do Distrito 4652 do Rotary International estão se reunindo com os Secretários Municipais para auxiliar as cidades na Campanha de Vacinação, que será realizada de 8 de agosto a 9 de setembro em todo o Brasil.

 

Em Florianópolis, os presidentes das Áreas 14 e 15 marcaram presença no encontro com o secretário Municipal da Saúde. Foi uma reunião muito produtiva, com ótimas metas de parceria.

Os dirigentes dos Rotary Clubs de Balneário Camboriú e Balneário Camboriú - Praia do Atlântico também alinharam ações de campanha de divulgação e expansão da vacinação da Pólio no município junto com a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crocomo, e a epidemiologista Adriana A. R. Ribeiro.

No Sul do Estado, foi firmada uma parceria entre o Rotary Club de Criciúma - Oeste e a Secretaria de Saúde para realização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no dia 13 de agosto, das 9h às 15 horas, na Praça Nereu Ramos. Pais e responsáveis devem levar seus filhos menores de 5 anos para serem vacinados contra a poliomielite e de menores de 15 anos para atualização das vacinas de rotinas.

Integrantes do Rotary Club de Itapema estiveram reunidos, juntamente com o vice-presidente do Interact, com o secretário da saúde de Itapema, Alexandre Kons Furtado dos Santos, e a epidemologista Mariane Alves Halpin, com o intuito de alinhar a campanha de divulgação e expansão da vacinação contra a Pólio. O presidente do Rotary Club de Itapema, Mounir Zeitouni Junior, explica que ficou estabelecido que as divulgações serão em canais de rádio, informativos junto às escolas da cidade e também panfletagens em pontos estratégicos da cidade.

 

Os nove presidentes de Rotary Clubs de Joinville reuniram-se com o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Koaceke, para definir estratégias para elevar o número da vacinação na cidade mais populosa de Santa Catarina. Também participaram do encontro os dois Governadores Assistentes do Rotary das Áreas 1 e 2. O secretário informou que o Programa “Saúde Até Você” está levando a estrutura de vacinação até as regiões mais afastadas da cidade, que pelo menos uma Unidade de Saúde está aberta aos fins de semana para atender as famílias que não conseguem tempo durante a semana, além de padronizar horários de entrega de senhas para imunização desde o mês de junho deste ano. A necessidade da Secretaria de Saúde é quanto ao auxílio na divulgação e no acesso às informações por parte da comunidade. No encontro, foi sugerida a elaboração de um plano de ação em conjunto para definir as responsabilidades. Outra sugestão é fazer parcerias para atrair as famílias no posto de saúde no dia das ações (distribuição de algodão doce, pipoca, balões e disponibilização de cama elástica). Outra ação será abrir “frentes de trabalho” em parcerias com o Corpo de Bombeiros, Batalhão de Infantaria e demais entidades.

 

A governadora Assistente e integrante do Rotary Club de Florianópolis – Trindade, Jussara Carvalho, esteve juntamente com associados do clube também estão participando da campanha nacional de pólio e multivacinação. Os Rotarianos desenvolvem dentre suas missões, ações que incentivem a vacinação, principalmente para erradicação da poliomielite (paralisia infantil). “É hora de nos prepararmos para termos sucesso na Campanha de Vacinação. Muito importante que os clubes colaborem nesta campanha, e "os clubes de Florianópolis já estão em sintonia com as autoridades municipais de saúde para procurarmos sensibilizar a população da importância da vacinação e, ao mesmo tempo, auxiliar as autoridades de saúde locais para facilitar o acesso da população às vacinas, como por exemplo horário dos postos, disponibilidade de equipe e vacinas etc. e, se possível, ampliar o acesso às vacinas nas escolas e comunidades, como é feito hoje com o "ônibus da vacinação", destaca a rotariana Jussara Carvalho, Governadora Assistente do D 4652, Rotary Club de Florianópolis – Trindade.

 

Tenho certeza que com o poder da capilaridade que o Rotary tem no Distrito, com mais de 2.300 Rotarianos envolvidos na causa conseguiremos em parceria com o Estado e a Secretaria Estadual de Saúde trabalharmos na promoção da saúde da família e comunidade na conscientização da importância que a vacinação tem na vida das crianças, promovendo assim uma qualidade de vida adulta longe de sequelas graves deixadas pela falta de imunização. É preciso conscientizar os jovens pais que não viveram os anos terríveis da Poliomielite e outras doenças que mudaram o futuro de suas vítimas com sequelas graves e irreversíveis”, destaca o presidente da Subcomissão da Pólio no Distrito 4652, Paulo Moschetta, que também é médico.

 

Ele comenta que muitos pais e também muitos profissionais da saúde não sabem o que é ver uma criança com Sarampo pois não viveram este tempo. “Devemos atuar para reavivar essa Vigilância em Saúde de doenças que até então estavam erradicadas e que por trazerem essa falsa sensação de não existirem mais a baixa adesão às vacinas abriu espaço para sua reinserção no mundo. No Brasil o cenário é ainda mais preocupante quando em pleno Século XXI temos a triste realidade latente onde 80% dos esgotos não tratados caem em mananciais de água potável e isso é preocupante no caso de um ressurgimento de poliomielite em nosso país, considerado pela UNICEF e OMS como Alto Risco”, informa Moschetta.

 

Procure um Rotary Club na sua cidade para ajudar na campanha de vacinação.

 

Acesse https://www.rotary4652.org.br/clubes para encontrar um clube da sua cidade.

 

 

 

 

Fotos

Localizar site dos clubes